É assustador como eu vejo meus pensamentos nas palavras de Feynman.
A minha história com Feynman começou quando li a coleção de física que ele escreveu na segunda metade do século passado (Lectures on Physycs) - fiquei sabendo recentemente que existe uma versão em português na Saraiva, que já recomendo, pois é uma leitura única para qualquer estudante que já tenha tido uma primeiro contato com a física, na escola ou na universidade.
Não vou falar muito mais sobre Richard Feynman porque isso você poderá encontrar facilmente na internet ou no documentário abaixo. O que acho importante salientar - e esta é a principal razão de postar este documentário aqui para leigos - é que Feynman é um exemplo escandaloso de como grandes pesquisadores podem se tornar grandes professores; e de como o magistério pode ajudá-los a serem pesquisadores melhores e seres humanos mais completos, felizes e úteis.
O documentário é longo - quase uma hora - mas eu o recomendo para alunos pais e professores, que aparentemente estejam inclinados a gostar de uma área específica do conhecimento. As ideias de Feynmam - que, com orgulho, posso afirmar que são as ideias que venho apregoando há décadas, principalmente para meus alunos - são libertadoras. Libertam você das divisões que didaticamente precisamos estabelecer na escola mas que na verdade não existem e, dramaticamente, muitos de nós se acostumam tanto a elas que depois de algum tempo não conseguem mais viver sem estes muros.
Enfim. Vejam quando tiverem tempo. Garanto que valerá cada segundo gasto.